quinta-feira, 24 de junho de 2010

PENTECOSTALISMO com MUDANÇA e VERDADEIRO.


PENTECOSTALISMO com MUDANÇA e VERDADEIRO.

O que é Pentecostalismo?

Pentecostalismo é um movimento de renovação carismática de dentro do cristianismo, que coloca ênfase especial em uma experiência direta e pessoal de Deus através do Batismo no Espírito Santo. O termo Pentecostal é derivado Pentecostes, um termo grego que descreve a festa judaica das semanas. Para os cristãos, este evento comemora a descida do Espírito Santo sobre os seguidores de Jesus Cristo, conforme descrito no Livro de Atos, Capítulo 2. Pentecostais tendem a ver que seu movimento reflete o mesmo tipo de poder espiritual, estilo de adoração e ensinamentos que foram encontrados na Igreja primitiva. Por este motivo, alguns pentecostais também usam o termo Apostólica ou Evangelho Pleno para descrever seu movimento.

O pentecostalismo é um termo amplo que inclui uma vasta gama de diferentes perspectivas teológicas e organizacionais. Como resultado, não existe nenhuma organização central ou igreja que dirige o movimento. Os pentecostais podem ser inseridos em mais de um grupo cristão, indo do trinitariano até o não-trinitariano. Muitos grupos pentecostais são afiliados a Conferência Mundial Pentecostal. No Brasil é comum os pentecostais se auto-identificarem com termo evangélico.

Quando falamos deste tão importante assunto é imprescindível não falar de homens como: Inácio de Antioquia, Policarpo de Esmirna, Justino Mártir, Irineu de Lião, Tertuliano, John Wesley, George Whitefield, Jonathan Edwards, Charles Finney e Dwight L. Moody que em suas épocas deram grande testemunho de uma vida na plenitude do Espírito e com isso influenciando milhares de vidas com a mensagem de vida e mudança a seus ouvintes. Os tempos se passaram e nós estamos vivendo uma época que muitos estão afirmando ser o tempo da manifestação do Espírito Santo em uma proporção muito elevada e com isto dizem que esta geração é a do “Avivamento”, Porém quando olhamos para a verdadeira realidade encontramos algumas falhas gritantes no que tange uma vida cheia do querido Espírito Santo, Homens que acabamos de citar acima eram vidas totalmente compromissadas com a verdade que proclamavam e tinham suas vidas marcadas pelo impacto do Espírito Santo a ponto de levarem milhares de vidas a um profundo reconhecimento de miséria e de uma real dependência divina em sua vida, Enquanto que neste tempo estamos vendo pessoas dizerem ser cheias e dominadas pelo Espírito Santo levando uma vida cheia de brechas e total independência Dele.

Pode existir um PENTECOSTALISMO sem MUDANÇA!

Claro que não, porém, esta é uma das realidades que temos que analisar e alertar para que vidas sejam de fato cheias mais mudadas. Ou seja, que possam transpassar segurança e firmeza em suas condutas. Sabendo que na verdade estas vidas precisam de um encontro verdadeiro com o glorioso Espírito Santo. “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas passaram; eis que tudo se fez novo”.

Se quisermos uma vida comprometida com o Espírito Santo temos que experimentar mudanças em nossas vidas e a verdadeira mudança acontece no interior de cada pessoa e não no exterior.

Quando a mudança acontece no EXTERIOR pode até causar admiração ou até certa irritação por aqueles que vêem, pois, sabem que por trás desta falsa aparência não existe nada mudado e transformado. Por esse motivo uma vida cheia do Espírito não pode ser baseada em dogmas ou tradições de qualquer religião. Sabemos que Deus não vê como o homem e sim como Deus, Agora sim quando esta mudança acontece no INTERIOR causa não só uma admiração, mas o desejo de alguém que nos conhece ser igual ou semelhante a nós. Chamamos isto de exemplo. Acima de qualquer outra coisa precisamos ser exemplos para aqueles que estão nos vendo. Como é bom olharmos para trás e perceber que alguém está seguindo nosso exemplo. Por isso é que a verdadeira mudança é INTERIOR, pois onde a um coração puro sem dúvidas as atitudes a de ser pura e equilibrada.

Precisamos de um PENTECOSTALISMO VERDADEIRO.

Esta na hora de dizermos basta a esta espiritualidade barata em nosso meio onde tudo o que o homem faz afirma ser pelo “espírito” quando na verdade não o é. E com isso têm surgido nestes últimos dias muitos “manipuladores espirituais” atribuindo suas obras de engano ao Espírito Santo. Que em nossos dias possa haver pessoas com o mesmo fervor que tinha Daniel Berg que deixando a casa dos pais orava a Deus para que sua vida fosse cheia do Espírito Santo foi aí então que se encontrou com Gunnar Vingren que dialogando um com o outro foram fortalecidos na sua chamada missionária. Vidas como essas é um exemplo a ser seguido, pois onde passaram deixaram as marcas de um PENTECOSTALISMO verdadeiro, pois vidas eram salvas, curadas, transformadas e batizadas no glorioso Espírito Santo.

Oremos ao Senhor para conserve aqueles que priorizam e tem uma vida comprometida com o pentecostalismo verdadeiro e que também estão dispostos a desmascarar esta falsa espiritualidade.

Que possamos manter acesa esta chama que chegou até nós a quase 100 anos.

Bibliografia

Dicionário do Movimento Pentecostal;

Heróis da fé;

wikipedia.org/wiki/Pentecostalismo.

Biblia Sagrada (2ªCo.5.17).

Julio Rolin

Bacharel em Teologia

41- 9982-5974

Nenhum comentário: