quinta-feira, 26 de novembro de 2009

A ESPIRITUALIDADE CRISTÃ


A ESPIRITUALIDADE CRISTÃ

Espiritualidade é um dos temas mais presente na agenda religiosa dos dias de hoje. Em todos os encontros, debates e discussões lá está ela. Não apenas no universo teológico, mas também no universo cultural, empresarial e econômico. Todos conversam sobre o assunto, falam de suas experiências, e descrevem seus momentos espirituais.

Espiritualidade significa relacionamento! Para isso, precisamos de uma Espiritualidade que nos desperte para um relacionamento pessoal e verdadeiro com Deus. E da eterna comunhão que o Pai, o Filho e o Espírito Santo gozam. Este relacionamento é a razão primeira e última da Espiritualidade Cristã. Na busca de uma Espiritualidade Cristã, ela deverá ser mais....

  1. CRISTOCÊNTRICA

O propósito da espiritualidade cristã é o nosso crescimento em direção a Cristo. Sendo transformado à Sua imagem.

Não se trata de um ajustamento sociológico ou psicológico, de sentir-se bem emocionalmente ou socialmente, mas sim, de um processo de crescimento e transformação. Vejamos os exemplos bíblicos abaixo:

- Jo 3.30 (Convém que ele cresça e que eu diminua.);

- Rm 8.29 (Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos);

- Ef 4.13 (Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo);

- 1Co 2.16 (Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo).

O fim da espiritualidade cristã, esta em uma vida madura e completa em Cristo.

  1. CENTRADA NA PALAVRA DE DEUS

Como já vimos, o propósito da espiritualidade cristã é o nosso crescimento (semelhante) em Cristo. É o processo no qual somos transformados pela Palavra de Deus, que nos leva à participar cada vez mais da vida em Cristo.

A leitura e a meditação nas Sagradas Escrituras nos consola, nos edifica e nos conforta. Mas também nos desafia, provoca e confronta.

Portanto, a vida espiritual não é um processo de ajuste aos valores sociais, mas um caminho que envolve crise e transformação. Onde exige um diálogo constante entre a Palavra de Deus e o mundo que vivemos. É preciso deixar a Palavra de Deus iluminar nosso ser, e resgatar a imagem do Deus revelado em Cristo Jesus. Vejamos os exemplos:

- Rm 12.2 (E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus);

- Mt 4.8-10 (A Tentação de Cristo);

- Hb 4.12 (Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração);

- Cl 3.16 (Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo);

- Rm 10.17 (De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus);

  1. MISSIONÁRIA

A igreja não possui uma missão própria, ela participa na “Missio Dei” – Missão de Deus. Não há como separar a espiritualidade de Jesus de sua missão. Desde cedo, aos 12 anos de idade, Jesus declara que: “Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai?” (Lucas 2.49). Desta mesma maneira, nossa espiritualidade não deve ser diferente de Cristo. Deverá nos levar a cada vez mais, nos envolver na missão do Pai. Outro exemplo bíblico da procedência de Cristo, onde priorizava a missão do Pai esta em João 4.34: “A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra.”

Para concluirmos, precisamos nos dias de hoje, radicalmente buscar, ser e ter uma espiritualidade mais Cristocêntrica, mais centralizada na Palavra de Deus e mais Missionária.

Luciano Ceccon

Presbítero na Igreja Central de Cambé-PR

Graduado em Teologia pela FTSA

Nenhum comentário: