segunda-feira, 29 de março de 2010

GALO OU TROMBETA


O CANTO DO GALO

Pode bem ser que o canto do galo não fosse o canto de uma ave; e desde o começo não pretende significar isso. Acima de tudo, a casa do Sumo Sacerdote estava no centro de Jerusalém. E certamente não haveria um galinheiro no centro da cidade. De fato, havia uma regra na lei judia que era ilegal ter galos e galinhas na cidade santa, porque eles sujavam as coisas santas. Mas o período das três da madrugada foi chamado de canto do galo, e por essa razão. Naquela hora, a guarda romana era trocada no castelo de Antonia, e o sinal da mudança da guarda era um toque de trombeta. O termo latino para aquele toque de trombeta era gallicinium, que significa canto do galo. É possível que assim que Pedro fez sua terceira negativa, a trombeta da muralha do castelo ecoou sobre a adormecida cidade... E Pedro lembrou: e por causa disso ele derramou seu coração.
Os romanos dividiam cada dia em períodos de três horas chamados “horas”. Os períodos de três horas da noite foram chamados “vigílias”.

Vigílias:
Primeira vigília das 6:00 às 9:00.
Segunda vigília das 9:00 às 00:00.
Terceira vigília das 00:00 ás 03:00.
Quarta vigília das 03:00 ás 06:00.

Os judeus com freqüência usavam uma forma abreviada quando se referiam a essas vigílias da noite.

Mc. 13.35-37. Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o dono da casa: se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã; para que, vindo ele inesperadamente, não vos ache dormindo. O que, porém, vos digo, digo a todos: vigiai!

“Tarde” era a expressão com a qual se referiam ao fim da vigília, ou seja, 21:00 horas.”Meia-noite” indicava o fim da segunda vigília. Você observou? “Cantar do galo” era o termo usado ór eles para o fim da terceira vigília, ou três horas da madrugada. E “pela manhã” o modo como se referiam ao fim da quarta vigília.
Quando Jesus disse: “antes que duas vezes cante o galo”, Ele estava se referindo ao fim da terceira vigília.
Se o insigh de Willian Barclay está correto, um sinal foi dado nas primeiras horas da madrugada, marcando o fim da terceira vigília , e esse sinal foi chamado de “cantar do galo”.

Fonte/ Livro Marcado para Morrer, Charles Swindoll.

Nenhum comentário: